19 de dezembro de 2012

SANTIAGO TEM DESIGN EM JANEIRO. IMPERDÍVEL!

IMPERDÍVEL!

Acho que, no geral, temos a imagem de que o povo chileno é careta e bem tradicional.
Pela convivência, diria que a maioria é mesmo.

Mas tem muita coisa bacana e superoriginal sendo feita por lá em termos de design, concentrada em bairros pra lá de alternativos em Santiago.

Não deixem de dar uma olhada nos meus posts sobre BARRIO ITALIA (aqui), PROVIDENCIA (GALERIA DRUGSTORE - aqui) e LASTARRIA (aqui).

Dito isto, fico feliz em poder dividir mais um programa imperdível para quem vai a Santiago em janeiro: LA SEMANA CHILE DISEÑO, de 3 a 13/01/13.



Imagem site Associación Chile Diseño

Esta Semana compreende dois grandes eventos:



Pra quem não sabe, tienda é loja em espanhol.

Esta é a segunda versão do evento (passei por lá em 2011 e adorei!), onde várias lojas são reunidas, em 2013, sob o conceito “El Diseño Transforma Realidades” e são identificadas por este selo:

 
Normalmente estão concentradas na região central do Barrio Italia e Providencia.

A Associación Chile Diseño seleciona apenas as lojas que tenham design exclusivo e 100% original.   A ideia, segundo eles,  é apresentar algo que, além de criativo, contribua para mudar o cotidiano, com efeito na vida real.  Bom, né?

Alguns exemplos das lojas participantes: Cómodo (amo!), Muebles Sur, Olika.
 
Nosso lustre veio da Cómodo e foi montado em família!
 
 
 
 
O legal é que um evento deste tipo dá a oportunidade ao turista de conhecer várias lojas interessantes ao mesmo tempo (até aquelas mais escondidinhas ou precisos segredos locais), pois são produzidos mapas com as todas que fazem parte do circuito.

O segundo CIRCUITO TIENDAS promete ser bem agitado com lançamentos, cursos e atividades didáticas, promoções especiais e, atenção: liquidações!

 


A Bienal também faz parte da SEMANA DISEÑO em Santiago e, em 2013,  trará o tema “Pensamiento Global, Creatividad local”.

 
Além de consagrados nomes do design chileno, a mostra reunirá trabalhos de estudantes locais e convidados internacionais.

Entre eles, um brasileiro, Renato Imbroisi, com a exposição “Dibujo de Fibra” (ou “Desenho de Fibra”), que resume mais de 30 anos de sua trajetória com artesanato têxtil, madeira, cestaria e cerâmica, mostrando como recursos naturais locais também podem se transformar em fonte de inovação e design.

Imagem: site Renato Imbroisi
 

Imagem: site Renato Imbroisi


Para arrematar e deixar o programa legal também para os pequenos: uma grande bandeira chilena será feita com peças de lego e os visitantes serão convidados a participar.

A Bienal estará aberta ao público a partir de 04/01/2013 no Centro Cultural Estación Mapocho.

 

MAIS INFORMAÇÕES

Acompanhe pelo facebook aqui ou pelo site oficial da Associación Chilena de Diseño aqui.


Centro Cultural Estación Mapocho
Plaza de la Cultura s/nº -  ex Estación de Trenes
Metrô Puente Cal y Canto
Como chegar – veja aqui

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Adoramos conhecer suas aventuras e perguntas também!